domingo, 22 de março de 2009

Metodologia da Pesquisa em Educação

PLANO DE CURSO

Curso: Pedagogia
Período: 1º. Período
Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação
Carga horária: 36
Professor: Paulo César Medeiros, Msc.
Ementa:
Conceito e concepção e ciência. Conceito de metodologia cientifica. Necessidade da produção cientifica na universidade. Passos do encaminhamento e da elaboração de trabalhos científicos e projetos de pesquisa.


Objetivos:

Capacitar a acadêmica para a construção de projetos de pesquisa qualitativa e/ou quantitativa, de caráter científico-acadêmico, adequados para o nível de graduação em Pedagogia.

Metodologia de Ensino:
Exposições dialogadas;
Leituras de textos e manuais de normas técnicas;
Elaboração de Projetos de Pesquisa;
Seminários de apresentação de projetos de pesquisa;
Produção de relatórios de atividades;


Sistema de Avaliação:
- Provas Bimestrais (valor 6,0),
- Avaliação Processual (valor 4,0).
Medidas de avaliação são os procedimentos adotados pelo docente para verificar a aprendizagem demonstrada pelo estudante.
E o processo de avaliação que será empregado, nesta disciplina, abrangerá:
a participação e presença em sala de aula:
a analise das contribuições durante as aulas
· o desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em equipe.
A avaliação será procedida de forma continua e cumulativa.
Continua: objetivando adequar e reprogramar o conteúdo programático e o processo de ensino-aprendizado.
Cumulativa: para verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
O processo de avaliação contemplará a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e as participações e trabalhos escolares serão tão importante quanto as provas bimestrais.

Conteúdos:

Introdução:
A natureza da ciência e o conhecimento;
Conceitos e finalidade da metodologia científica;

O Método Científico e a Pesquisa Acadêmica:
Características gerais do método científico;
Os métodos específicos das ciências: qualitativos e quantitativos;
O método hipotético-dedutivo;
O método dialético;
O método fenomenológico;

Caracterização, Campos e Tipos de Pesquisas:
Natureza da pesquisa;
Coleta de dados;
Questionários;
Entrevistas;
Observação;
Trabalho de coleta de dados no campo/Viabilidade da coleta de dados;

Elaboração de Projetos de Pesquisa:
Título e tema da pesquisa;
Justificativas, problematização e hipóteses da pesquisa;
Objetivos gerais e específicos;
Procedimentos de pesquisa e operacionalização de variáveis;
Cronograma, fontes e anexos;
Apresentação e defesa de um projeto

Técnicas de Pesquisa:
Documentação e fontes indiretas;
Documentação e fontes diretas;
Observação direta e indireta;
Entrevistas, formulários e questionários;
Experimentos e medições;
Registro e armazenamento de dados coletados;

Tratamento dos dados pesquisados:
Dados em pesquisas qualitativas;
Dados em pesquisas quantitativas;
Amostragens e tabulação de dados;

Normatização da apresentação da pesquisa:
Elementos pré-textuais;
Elementos textuais;
Elementos pós-textuais;

Normas para a produção de documentos acadêmicos:
Resumos;
Resenhas;
Relatórios;
Artigos Científicos;
Monografias;



Referências Bibliográficas

BÁSICA:
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2002
MARCONI, M. de A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa São Paulo, Átlas, 1999.

COMPLEMENTAR:
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção cietífica. 7ª Ed. Piracicaba : Editora UNIMEP, 1999.
BASTOS, C. & KELLER, V. Aprendendo a Aprender Petrópolis, Vozes, 2001.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortês , 2002


Curitiba, 12 de fevereiro de 2009


Msc Paulo César Medeiros

Nenhum comentário: