domingo, 22 de março de 2009

Metodologia do Ensino da História e Geografia

PLANO DE CURSO

Curso: Pedagogia
Período: 1º. Período
Disciplina: Metodologia do Ensino da História e Geografia
Carga horária: 72
Professor: Paulo César Medeiros, Msc.
Ementa:
Epistemologia da História e Geografia. História e Geografia como conhecimento empírico, científico e escolar. A introdução do conhecimento histórico e geográfico no ensino formal. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da História e Geografia. Diretrizes Curriculares de História e Geografia. Princípios e práticas do ensino da História e Geografia. Materiais e Métodos do ensino da História e Geografia

Objetivos:

Identificar nas relações sócio-espaciais de seu próprio grupo de convívio e na sociedade e em outros tempos e espaços as bases para a ação didático-pedagógica;
Explicar as transformações no Espaço Geográfico e a produção da História a partir das histórias individuais e histórias coletivas neste e em outros tempos;
Explicar o processo de evolução do conhecimento histórico e geográfico, sua introdução e desenvolvimento como saber escolar;

Reconhecer os principais fundamentos e métodos do ensino da História e Geografia, utilizados no ensino fundamental e das séries iniciais;

Elaborar e analisar criticamente materiais e métodos de trabalho didático-pedagógicos para o ensino da História e Geografia.
Metodologia de Ensino:
A metodologia de ensino adotada propõe que a aluna participe ativamente na construção do conhecimento das bases teóricas e epistemológicas, dos procedimentos formais, dos programas governamentais, dos recursos pedagógicos, dos currículos propostos e das práticas atuais no ensino da História e Geografia.
Ações do Professor e dos alunos
Exposição dialogada
Discussões de textos
Exibição de filmes e documentários
Estudos dirigidos
Elaboração de relatórios
Elaboração de Projetos de Pesquisa
Elaboração de planos de ensino e de aula
Elaboração de materiais e métodos


Sistema de Avaliação:
- Provas Bimestrais (valor 6,0),
- Avaliação Processual (valor 4,0).
Medidas de avaliação são os procedimentos adotados pelo docente para verificar a aprendizagem demonstrada pelo estudante.
E o processo de avaliação que será empregado, nesta disciplina, abrangerá:
a participação e presença em sala de aula:
a analise das contribuições durante as aulas
· o desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em equipe.
A avaliação será procedida de forma continua e cumulativa.
Continua: objetivando adequar e reprogramar o conteúdo programático e o processo de ensino-aprendizado.
Cumulativa: para verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
O processo de avaliação contemplará a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e as participações e trabalhos escolares serão tão importante quanto as provas bimestrais.

Conteúdos:

Módulo I - O Processo Evolutivo do Ser Humano
A formação natural do Planeta Terra: o tempo geológico
Meio ambiente e transformações humanas;
A Natureza do Ser Humano: espaço e tempo;
Registros fósseis Hominídeos;
Artefatos, instrumentos e ferramentas;
Caçadores, coletores, agricultores e criadores;
Primeiros grupos: o ecúmeno humano; Primeiras migrações humanas


Módulo 2 - História e Geografia das Civilizações
Formação e distribuição espacial das primeiras civilizações
Mesopotâmios; Nilóticos; Hebreus; Caucasianos; Siberianos; Mongóis e Ameríndios;
Civilizações atuais:
Negro-africanas, Hindus,
Islâmicas, Chinesa,
Japonesa, Ortodoxa,
Ocidental e Latino-americana

Módulo 3 - História e Geografia como Saber Científico
A História, o historiador e as escolas históricas clássicas
A geografia, o geógrafo e as escolas geográficas clássicas
História e Geografia na Idade Média
A ciência histórica e geográfica e a formação dos Estados Nacionais
A ciência histórica e geográfica e a formação dos Sistemas Econômicos
A sistematização do conhecimento científico Histórico e Geográfico.

Módulo 4 - História e Geografia como saber escolar
O saber escolar como uma construção coletiva
O saber histórico e geográfico e os objetivos educacionais
A formação de professores de História e Geografia
A ação pedagógica dos professores da História e Geografia
As políticas públicas educacionais de história e geografia
A aprendizagem de conteúdos geográficos e históricos


Módulo 5 - Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da geografia e da História
Princípios e Pressupostos da Geografia e História
Conceitos e Temas contemporâneos da História e Geografia
As práticas pedagógicas contemporâneas no ensino da História e Geografia
As imagens e a representação do mundo;
Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia
Diretrizes Curriculares Nacionais
Descritores e Matrizes Avaliativas

Módulo 6 - Materiais e Recursos Didático no ensino de História e Geografia
As diferentes linguagens: musical, teatral, fotográfica, filmográfica, gráfica e outras.
A produção dos materiais e recursos como ato pedagógico
As tecnologias da informação e comunicação na educação
Os livros didáticos de História e Geografia e as concepções de ensino-aprendizagem
Análise crítica de materiais e recursos didático-pedagógicos.

Módulo 7 - Prática Educativa da Geografia e História
Planos de ensino.
Planos de aulas
Atividades de História e Geografia.
Projetos de pesquisa em História e Geografia
Aulas práticas de História e Geografia no meio socioambiental do aluno
Avaliação do ensino-aprendizagem em Geografia e História

Módulo 8 - Prática Educativa da Geografia e História
As linguagens da representação geográfica e histórica.
Projetos de pesquisa em História e Geografia
Planos de ensino, aulas e atividades de História e Geografia.
Aulas práticas de História e Geografia no meio socioambiental do aluno
Matrizes de referência curriculares e avaliação de ensino-aprendizagem

Referências Bibliográficas

BÁSICA

FONSECA, Thais de Lima e. História & ensino de história. 2 ed.- Belo Horizonte : autêntica, 2004
OLIVEIRA. Para onde vai o ensino de geografia. São Paulo : Contexto, 1998.
PENTEADO, Heloisa. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo : Cortez, 1994.

COMPLEMENTAR
BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais - História. Brasília – MEC/SEF, 1998.

BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais - Geografia. Brasília – MEC/SEF, 1998.
MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. São Paulo : Hucitec, 1997.
NIKITIUK, Sonia. Repensando o ensino de história. São Paulo : Cortez, 2001.

Curitiba, 12 de fevereiro de 2009.



Msc Paulo César Medeiros