domingo, 22 de março de 2009

PROJETO DE PESQUISA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROFESSOR: PAULO CÉSAR MEDEIROS
1º BIMESTRE DE 2009
OFICINA 1 – PRODUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA


1. O PROJETO DE PESQUISA


1.1. O TEMA E O TÍTULO DO PROJETO
O tema é a delimitação do assunto. É a seleção de um tópico ou parte a ser focalizada na pesquisa, que pode ser retirada da realidade do pesquisador, com a intenção de conhecer melhor o assunto ou realizar algo melhor ou de maneira mais eficiente. O título expressa sucintamente a idéia central; ou seja, remete o leitor ao assunto, ao conteúdo, ao tema do seu projeto. Um título motivador deixa o leitor curioso, por isso é bom ser criativo. O Título definitivo pode ser determinado depois do projeto concluído.

1.2. JUSTIFICATIVA
A justificativa é um texto onde o autor irá expor de maneira completa as razões práticas e teóricas que tornaram a realização da pesquisa importante. Esse texto contribui mais diretamente na aceitação da pesquisa, porque é nele que o pesquisador mostra que o problema realmente existe e que, com seu trabalho, estará contribuindo para a sua solução. Portanto o texto deve ser criativo e convincente.

1.3. O PROBLEMA - PROBLEMATIZAÇÃO
O problema de pesquisa é uma dificuldade de ordem prática, no conhecimento de algo que possua real importância, para o qual se deve encontrar ou apontar uma alternativa de solução no decorrer da pesquisa. O pesquisador pode se fazer a seguinte pergunta: O que resolver diante da realidade em qual vivemos?

1.4. AS HIPÓTESES – AFIRMAÇÕES PROVISÓRIAS
Para Deslandes (1994, p. 40) as hipóteses tratam-se de uma "[...] tentativa de criar indagações a serem verificadas (ou refutadas) na investigação científica". Segundo a autora, "São, em suma, afirmações provisórias a respeito de determinado problema de pesquisa". Um estudo pode articular mais de uma hipótese. Algumas características devem estar presentes: conceitos claros; deve ser específica; não deve se basear em valores morais; deve ter uma teoria que a sustente.

1.5. OS OBJETIVOS
Os objetivos têm a finalidade de definir o que se visa com a pesquisa ou monografia, são os resultados a que se pretende chegar. Para se chegar a uma maior precisão, os objetivos serão iniciados com verbo no infinitivo que descrevam a ação, eliminando-se interpretações vagas ou ambíguas.
1.5.1 Objetivo geral
O objetivo geral apresenta um enunciado mais amplo que nos remete à conclusão do trabalho de pesquisa. Alguns verbos, de sentido mais aberto, são mais indicados para a formulação do objetivo geral. Por exemplo: compreender, conhecer, desenvolver, conscientizar, entender, saber, possibilitar, etc.

1.5.2 Objetivos específicos
Os objetivos específicos são alcançáveis em menor tempo e explicitam desempenhos observáveis, operacionalizando o objetivo geral. Portanto o objetivo geral e os específicos estão inter-relacionados entre si, bem como, com o tema e o problema que o pesquisador escolheu.
Na redação dos objetivos específicos empregam-se verbos com menos interpretações ou de sentido fechado. Por exemplo: adquirir, aplicar, apontar classificar, comparar, conceituar, caracterizar, enumerar, reconhecer, formular, enunciar, diferenciar, mobilizar, coletar, etc.

1.6. REVISÃO DE LITERATURA – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A revisão de literatura visa demonstrar o conhecimento que o pesquisador tem da área problema, rever as mais recentes pesquisas desenvolvidas na área escolhida e descrever o campo de atuação onde o estudo se propõe a estender o conhecimento teórico e/ou prático. Ela também pode incluir discussão em torno de novas metodologias, técnicas, análises estatísticas e outros desenvolvimentos pertinentes ao problema, que o investigador planeja utilizar ou adaptar para o seu estudo.
As idéias desenvolvidas deverão ser encadeadas, com nexo e coerência para não comprometer a qualidade textual. A redação deve ser clara e simples, respeitando as normas básicas da gramática e da lingüística.

1.7. METODOLOGIA – PROCEDIMENTOS DE PESQUISA
A metodologia descreve de forma clara o tipo de pesquisa que será realizada. O pesquisador estará respondendo às perguntas: Com quem? Onde, quando e como irei realizar o projeto de pesquisa? Quais os instrumentos selecionados para a coleta de dados? Como registrarei e apresentarei os dados coletados?
Metodologia é, então, o conjunto de procedimentos e técnicas que serão utilizadas para chegar aos objetivos e, dessa forma, será resolvido o problema que foi selecionado para o projeto.


1.8. CRONOGRAMA
No cronograma especifica-se as atividades da pesquisa e o período necessário para o planejamento, a execução e a elaboração do relatório final. É a previsão das atividades.
EXEMPLO:

Descrição das etapas Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Revisão bibliográfica X X -- -- -- -- --
Coleta de Dados -- X X X X -- --
Entrevistas -- X X X -- -- --
Sistematização -- -- -- -- X X --
Análise dos dados -- -- -- -- X X X
Redação e correção -- -- -- -- -- -- X
Entrega -- -- -- -- -- -- X

1.9. REFERÊNCIAS
Aqui se devem listar os autores referenciados no projeto, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR6023 (2002).

1.10. APÊNDICES E ANEXOS
Apêndices são elementos pós-textuais, que complementam o projeto, elaborados pelo próprio pesquisador. Podemos trazer como exemplos os questionários, formulários da pesquisa ou fotografias.
Os anexos são textos elaborados por outras pessoas e não pelo pesquisador. Como exemplos têm: mapas, plantas documentos originais e fotografias tiradas por outros. Só devem aparecer nos projetos de pesquisa anexos extremamente importantes:


2. FORMATAÇÃO DO TEXTO DO PROJETO
2.1 Folha e Fonte: Papel formato A4 (21 cm x 29,7 cm) branco; texto cor preta, com exceção das ilustrações; tamanho da fonte 12 (com exceção das citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e tabelas que devem ser digitadas em tamanho 10); estilo da fonte Arial ou Times New Roman; parágrafo deve começar a 3 cm da margem esquerda;

2.2 Margens: Margem esquerda - 3 cm. Margem direita - 2 cm. Margem superior - 3 cm. Margem inferior - 2 cm.
2.3 Espacejamento: Espaço 1,5 cm de entrelinhas no texto normal.
Espaço simples de entrelinhas somente alguns elementos que compõem o texto: As citações de mais de três linhas; As notas; As referências; As legendas das ilustrações e tabelas; As referências devem ser separadas entrelinhas por espaço simples, e entre si por espaço 1,5 cm; Separar por dois espaços 1,5 cm, os títulos das seções, do texto que os precede ou sucede;
2.4 Paginação: Contar seqüencialmente todas as folhas do trabalho, partindo da folha de rosto, mas não numerar;
Numerar as folhas do trabalho a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, da introdução;
Critérios de numeração das folhas:
a) Usar algarismos arábicos;
b) Posicionar a numeração no canto superior direito da folha.

2.5 Numeração progressiva
Segundo a ABNT (2003) a numeração progressiva tem por objetivo estabelecer um sistema de numeração para divisões e subdivisões de um trabalho, permitindo expor numa seqüência lógica, a inter-relação entre os conteúdos abordados. Além disso, essa numeração facilita na localização das partes de um trabalho.
Essas divisões e subdivisões são chamadas de: seções primárias, seções secundárias, terciárias, quaternárias, quinárias e assim por diante. As seções primárias são as principais divisões do trabalho. As seções primárias podem ser divididas em seções secundárias; as secundárias por sua vez, podem ser divididas em terciárias, e assim sucessivamente.
EXEMPLO:
1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA
1.1.1 SEÇÃO TERCIÁRIA
1.1.1.1 SEÇÃO QUATERNÁRIA
1.1.1.1.1 SEÇÃO QUINÁRIA
3. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS:
Produção de Texto 02 pontos
Apresentação Oral do Projeto 02 pontos

4. FONTE: PROJETO DE PESQUISA - http://www.facimod.com.br/estruturab.htm

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