domingo, 22 de março de 2009

PROJETO DE PESQUISA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROFESSOR: PAULO CÉSAR MEDEIROS
1º BIMESTRE DE 2009
OFICINA 1 – PRODUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA


1. O PROJETO DE PESQUISA


1.1. O TEMA E O TÍTULO DO PROJETO
O tema é a delimitação do assunto. É a seleção de um tópico ou parte a ser focalizada na pesquisa, que pode ser retirada da realidade do pesquisador, com a intenção de conhecer melhor o assunto ou realizar algo melhor ou de maneira mais eficiente. O título expressa sucintamente a idéia central; ou seja, remete o leitor ao assunto, ao conteúdo, ao tema do seu projeto. Um título motivador deixa o leitor curioso, por isso é bom ser criativo. O Título definitivo pode ser determinado depois do projeto concluído.

1.2. JUSTIFICATIVA
A justificativa é um texto onde o autor irá expor de maneira completa as razões práticas e teóricas que tornaram a realização da pesquisa importante. Esse texto contribui mais diretamente na aceitação da pesquisa, porque é nele que o pesquisador mostra que o problema realmente existe e que, com seu trabalho, estará contribuindo para a sua solução. Portanto o texto deve ser criativo e convincente.

1.3. O PROBLEMA - PROBLEMATIZAÇÃO
O problema de pesquisa é uma dificuldade de ordem prática, no conhecimento de algo que possua real importância, para o qual se deve encontrar ou apontar uma alternativa de solução no decorrer da pesquisa. O pesquisador pode se fazer a seguinte pergunta: O que resolver diante da realidade em qual vivemos?

1.4. AS HIPÓTESES – AFIRMAÇÕES PROVISÓRIAS
Para Deslandes (1994, p. 40) as hipóteses tratam-se de uma "[...] tentativa de criar indagações a serem verificadas (ou refutadas) na investigação científica". Segundo a autora, "São, em suma, afirmações provisórias a respeito de determinado problema de pesquisa". Um estudo pode articular mais de uma hipótese. Algumas características devem estar presentes: conceitos claros; deve ser específica; não deve se basear em valores morais; deve ter uma teoria que a sustente.

1.5. OS OBJETIVOS
Os objetivos têm a finalidade de definir o que se visa com a pesquisa ou monografia, são os resultados a que se pretende chegar. Para se chegar a uma maior precisão, os objetivos serão iniciados com verbo no infinitivo que descrevam a ação, eliminando-se interpretações vagas ou ambíguas.
1.5.1 Objetivo geral
O objetivo geral apresenta um enunciado mais amplo que nos remete à conclusão do trabalho de pesquisa. Alguns verbos, de sentido mais aberto, são mais indicados para a formulação do objetivo geral. Por exemplo: compreender, conhecer, desenvolver, conscientizar, entender, saber, possibilitar, etc.

1.5.2 Objetivos específicos
Os objetivos específicos são alcançáveis em menor tempo e explicitam desempenhos observáveis, operacionalizando o objetivo geral. Portanto o objetivo geral e os específicos estão inter-relacionados entre si, bem como, com o tema e o problema que o pesquisador escolheu.
Na redação dos objetivos específicos empregam-se verbos com menos interpretações ou de sentido fechado. Por exemplo: adquirir, aplicar, apontar classificar, comparar, conceituar, caracterizar, enumerar, reconhecer, formular, enunciar, diferenciar, mobilizar, coletar, etc.

1.6. REVISÃO DE LITERATURA – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A revisão de literatura visa demonstrar o conhecimento que o pesquisador tem da área problema, rever as mais recentes pesquisas desenvolvidas na área escolhida e descrever o campo de atuação onde o estudo se propõe a estender o conhecimento teórico e/ou prático. Ela também pode incluir discussão em torno de novas metodologias, técnicas, análises estatísticas e outros desenvolvimentos pertinentes ao problema, que o investigador planeja utilizar ou adaptar para o seu estudo.
As idéias desenvolvidas deverão ser encadeadas, com nexo e coerência para não comprometer a qualidade textual. A redação deve ser clara e simples, respeitando as normas básicas da gramática e da lingüística.

1.7. METODOLOGIA – PROCEDIMENTOS DE PESQUISA
A metodologia descreve de forma clara o tipo de pesquisa que será realizada. O pesquisador estará respondendo às perguntas: Com quem? Onde, quando e como irei realizar o projeto de pesquisa? Quais os instrumentos selecionados para a coleta de dados? Como registrarei e apresentarei os dados coletados?
Metodologia é, então, o conjunto de procedimentos e técnicas que serão utilizadas para chegar aos objetivos e, dessa forma, será resolvido o problema que foi selecionado para o projeto.


1.8. CRONOGRAMA
No cronograma especifica-se as atividades da pesquisa e o período necessário para o planejamento, a execução e a elaboração do relatório final. É a previsão das atividades.
EXEMPLO:

Descrição das etapas Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Revisão bibliográfica X X -- -- -- -- --
Coleta de Dados -- X X X X -- --
Entrevistas -- X X X -- -- --
Sistematização -- -- -- -- X X --
Análise dos dados -- -- -- -- X X X
Redação e correção -- -- -- -- -- -- X
Entrega -- -- -- -- -- -- X

1.9. REFERÊNCIAS
Aqui se devem listar os autores referenciados no projeto, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR6023 (2002).

1.10. APÊNDICES E ANEXOS
Apêndices são elementos pós-textuais, que complementam o projeto, elaborados pelo próprio pesquisador. Podemos trazer como exemplos os questionários, formulários da pesquisa ou fotografias.
Os anexos são textos elaborados por outras pessoas e não pelo pesquisador. Como exemplos têm: mapas, plantas documentos originais e fotografias tiradas por outros. Só devem aparecer nos projetos de pesquisa anexos extremamente importantes:


2. FORMATAÇÃO DO TEXTO DO PROJETO
2.1 Folha e Fonte: Papel formato A4 (21 cm x 29,7 cm) branco; texto cor preta, com exceção das ilustrações; tamanho da fonte 12 (com exceção das citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e tabelas que devem ser digitadas em tamanho 10); estilo da fonte Arial ou Times New Roman; parágrafo deve começar a 3 cm da margem esquerda;

2.2 Margens: Margem esquerda - 3 cm. Margem direita - 2 cm. Margem superior - 3 cm. Margem inferior - 2 cm.
2.3 Espacejamento: Espaço 1,5 cm de entrelinhas no texto normal.
Espaço simples de entrelinhas somente alguns elementos que compõem o texto: As citações de mais de três linhas; As notas; As referências; As legendas das ilustrações e tabelas; As referências devem ser separadas entrelinhas por espaço simples, e entre si por espaço 1,5 cm; Separar por dois espaços 1,5 cm, os títulos das seções, do texto que os precede ou sucede;
2.4 Paginação: Contar seqüencialmente todas as folhas do trabalho, partindo da folha de rosto, mas não numerar;
Numerar as folhas do trabalho a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, da introdução;
Critérios de numeração das folhas:
a) Usar algarismos arábicos;
b) Posicionar a numeração no canto superior direito da folha.

2.5 Numeração progressiva
Segundo a ABNT (2003) a numeração progressiva tem por objetivo estabelecer um sistema de numeração para divisões e subdivisões de um trabalho, permitindo expor numa seqüência lógica, a inter-relação entre os conteúdos abordados. Além disso, essa numeração facilita na localização das partes de um trabalho.
Essas divisões e subdivisões são chamadas de: seções primárias, seções secundárias, terciárias, quaternárias, quinárias e assim por diante. As seções primárias são as principais divisões do trabalho. As seções primárias podem ser divididas em seções secundárias; as secundárias por sua vez, podem ser divididas em terciárias, e assim sucessivamente.
EXEMPLO:
1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA
1.1.1 SEÇÃO TERCIÁRIA
1.1.1.1 SEÇÃO QUATERNÁRIA
1.1.1.1.1 SEÇÃO QUINÁRIA
3. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS:
Produção de Texto 02 pontos
Apresentação Oral do Projeto 02 pontos

4. FONTE: PROJETO DE PESQUISA - http://www.facimod.com.br/estruturab.htm

Metodologia da Pesquisa Científica

PLANO DE CURSO

Curso: Administração - Ciências Contábeis
Período: 1º. Período
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica
Carga horária: 36
Professor: Paulo César Medeiros, Msc.
Ementa:
Conceito e concepção e ciência. Conceito de metodologia cientifica. Necessidade da produção cientifica na universidade. Passos do encaminhamento e da elaboração de trabalhos científicos e projetos de pesquisa.


Objetivos:

Capacitar o acadêmico para a construção de projetos de pesquisa qualitativa e/ou quantitativa, de caráter científico-acadêmico, adequados para o nível de graduação em Administração.

Metodologia de Ensino:
Exposições dialogadas;
Leituras de textos e manuais de normas técnicas;
Elaboração de Projetos de Pesquisa;
Seminários de apresentação de projetos de pesquisa;
Produção de relatórios de atividades;


Sistema de Avaliação:
- Provas Bimestrais (valor 6,0),
- Avaliação Processual (valor 4,0).
Medidas de avaliação são os procedimentos adotados pelo docente para verificar a aprendizagem demonstrada pelo estudante.
E o processo de avaliação que será empregado, nesta disciplina, abrangerá:
a participação e presença em sala de aula:
a analise das contribuições durante as aulas
· o desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em equipe.
A avaliação será procedida de forma continua e cumulativa.
Continua: objetivando adequar e reprogramar o conteúdo programático e o processo de ensino-aprendizado.
Cumulativa: para verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
O processo de avaliação contemplará a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e as participações e trabalhos escolares serão tão importante quanto as provas bimestrais.

Conteúdos:

Introdução:
A natureza da ciência e o conhecimento;
Conceitos e finalidade da metodologia científica;

O Método Científico e a Pesquisa Acadêmica:
Características gerais do método científico;
Os métodos específicos das ciências: qualitativos e quantitativos;
O método hipotético-dedutivo;
O método dialético;
O método fenomenológico;

Caracterização, Campos e Tipos de Pesquisas:
Natureza da pesquisa;
Coleta de dados;
Questionários;
Entrevistas;
Observação;
Trabalho de coleta de dados no campo/Viabilidade da coleta de dados;

Elaboração de Projetos de Pesquisa:
Título e tema da pesquisa;
Justificativas, problematização e hipóteses da pesquisa;
Objetivos gerais e específicos;
Procedimentos de pesquisa e operacionalização de variáveis;
Cronograma, fontes e anexos;
Apresentação e defesa de um projeto

Técnicas de Pesquisa:
Documentação e fontes indiretas;
Documentação e fontes diretas;
Observação direta e indireta;
Entrevistas, formulários e questionários;
Experimentos e medições;
Registro e armazenamento de dados coletados;

Tratamento dos dados pesquisados:
Dados em pesquisas qualitativas;
Dados em pesquisas quantitativas;
Amostragens e tabulação de dados;

Normatização da apresentação da pesquisa:
Elementos pré-textuais;
Elementos textuais;
Elementos pós-textuais;

Normas para a produção de documentos acadêmicos:
Resumos;
Resenhas;
Relatórios;
Artigos Científicos;
Monografias;



Referências Bibliográficas

BÁSICA:
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2002
MARCONI, M. de A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa São Paulo, Átlas, 1999.

COMPLEMENTAR:
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção cietífica. 7ª Ed. Piracicaba : Editora UNIMEP, 1999.
BASTOS, C. & KELLER, V. Aprendendo a Aprender Petrópolis, Vozes, 2001.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortês , 2002


Curitiba, 12 de fevereiro de 2009.


Msc Paulo César Medeiros

Metodologia da Pesquisa em Educação

PLANO DE CURSO

Curso: Pedagogia
Período: 1º. Período
Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação
Carga horária: 36
Professor: Paulo César Medeiros, Msc.
Ementa:
Conceito e concepção e ciência. Conceito de metodologia cientifica. Necessidade da produção cientifica na universidade. Passos do encaminhamento e da elaboração de trabalhos científicos e projetos de pesquisa.


Objetivos:

Capacitar a acadêmica para a construção de projetos de pesquisa qualitativa e/ou quantitativa, de caráter científico-acadêmico, adequados para o nível de graduação em Pedagogia.

Metodologia de Ensino:
Exposições dialogadas;
Leituras de textos e manuais de normas técnicas;
Elaboração de Projetos de Pesquisa;
Seminários de apresentação de projetos de pesquisa;
Produção de relatórios de atividades;


Sistema de Avaliação:
- Provas Bimestrais (valor 6,0),
- Avaliação Processual (valor 4,0).
Medidas de avaliação são os procedimentos adotados pelo docente para verificar a aprendizagem demonstrada pelo estudante.
E o processo de avaliação que será empregado, nesta disciplina, abrangerá:
a participação e presença em sala de aula:
a analise das contribuições durante as aulas
· o desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em equipe.
A avaliação será procedida de forma continua e cumulativa.
Continua: objetivando adequar e reprogramar o conteúdo programático e o processo de ensino-aprendizado.
Cumulativa: para verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
O processo de avaliação contemplará a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e as participações e trabalhos escolares serão tão importante quanto as provas bimestrais.

Conteúdos:

Introdução:
A natureza da ciência e o conhecimento;
Conceitos e finalidade da metodologia científica;

O Método Científico e a Pesquisa Acadêmica:
Características gerais do método científico;
Os métodos específicos das ciências: qualitativos e quantitativos;
O método hipotético-dedutivo;
O método dialético;
O método fenomenológico;

Caracterização, Campos e Tipos de Pesquisas:
Natureza da pesquisa;
Coleta de dados;
Questionários;
Entrevistas;
Observação;
Trabalho de coleta de dados no campo/Viabilidade da coleta de dados;

Elaboração de Projetos de Pesquisa:
Título e tema da pesquisa;
Justificativas, problematização e hipóteses da pesquisa;
Objetivos gerais e específicos;
Procedimentos de pesquisa e operacionalização de variáveis;
Cronograma, fontes e anexos;
Apresentação e defesa de um projeto

Técnicas de Pesquisa:
Documentação e fontes indiretas;
Documentação e fontes diretas;
Observação direta e indireta;
Entrevistas, formulários e questionários;
Experimentos e medições;
Registro e armazenamento de dados coletados;

Tratamento dos dados pesquisados:
Dados em pesquisas qualitativas;
Dados em pesquisas quantitativas;
Amostragens e tabulação de dados;

Normatização da apresentação da pesquisa:
Elementos pré-textuais;
Elementos textuais;
Elementos pós-textuais;

Normas para a produção de documentos acadêmicos:
Resumos;
Resenhas;
Relatórios;
Artigos Científicos;
Monografias;



Referências Bibliográficas

BÁSICA:
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2002
MARCONI, M. de A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa São Paulo, Átlas, 1999.

COMPLEMENTAR:
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção cietífica. 7ª Ed. Piracicaba : Editora UNIMEP, 1999.
BASTOS, C. & KELLER, V. Aprendendo a Aprender Petrópolis, Vozes, 2001.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortês , 2002


Curitiba, 12 de fevereiro de 2009


Msc Paulo César Medeiros

Introdução à História e Geografia do Paraná

PLANO DE CURSO

Curso: Pedagogia
Período: 7º. Período
Disciplina: Introdução à História e Geografia do Paraná
Carga horária: 36
Professor: Paulo César Medeiros, Msc.
Ementa:
Formação Natural e Espaço Geográfico Paranaense. As Primeiras Populações. A Formação da Sociedade Colonial. Os Conflitos e a Ocupação do Território Paranaense. Migrações e Formação Populacional do Paraná. A Organização Política do Estado do Paraná. Aspectos da Cultura e Educação no Paraná. Desenvolvimento Econômico e os Recursos Naturais. O Processo de Urbanização e Industrialização Paranaense. Meio Ambiente e Sociedade Paranaense.
Objetivos:
Reconhecer a formação natural e espaço geográfico Paranaense, suas principais características físicas e distribuição sobre o território;
Identificar a primeiras populações e os processos de ocupação e formação da Sociedade Colonial;
Identificar os processos migratórios e a formação populacional do Estado do Paraná na atualidade;
Explicar a organização política, cultural e social do Estado do Paraná.
Explicar os processos de desenvolvimento econômicos, urbano e Industrial;
Explicar a relação da Sociedade Paranaense e os Recursos Naturais na atualidade;
Metodologia de Ensino:
A metodologia de ensino adotada propõe que os alunos participem ativamente na construção do conhecimento sobre o espaço e a sociedade paranaense, refletindo e formulando opiniões críticas acerca do processo histórico e da formação espacial, das relações: sociedade-natureza, sociedade-cultura, política-economia e das práticas atuais no ensino da História e Geografia do Paraná.
Procedimentos Metodológicos :
Exposição dialogada
Discussões de textos
Exibição de filmes e documentários
Estudos dirigidos
Elaboração de relatórios
Elaboração de Projetos de Pesquisa
Elaboração de planos de ensino e de aula
Elaboração de materiais e métodos
Aulas práticas

Sistema de Avaliação:
- Provas Bimestrais (valor 6,0),
- Avaliação Processual (valor 4,0).
Medidas de avaliação são os procedimentos adotados pelo docente para verificar a aprendizagem demonstrada pelo estudante.
E o processo de avaliação que será empregado, nesta disciplina, abrangerá:
a participação e presença em sala de aula:
a analise das contribuições durante as aulas
· o desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em equipe.
A avaliação será procedida de forma continua e cumulativa.
Continua: objetivando adequar e reprogramar o conteúdo programático e o processo de ensino-aprendizado.
Cumulativa: para verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
O processo de avaliação contemplará a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e as participações e trabalhos escolares serão tão importante quanto as provas bimestrais.

Conteúdos:

1. Aspectos Históricos e Geográficos
Posição e Localização
Primeiros Habitantes
Colonização da América
Ocupação do Brasil
Colonização do Paraná

2. Formação Natural do Paraná
Formação do Relevo
Climas e Vegetação
Hidrografia
Biogeografia Paranaense
3. A Ocupação Territorial e Povoamento
Povos Indígenas
Povoamento do Litoral
Povoamento do Planalto
Povoamento do Interior
4. Organização Política e Administrativa
A quinta comarca e província de São Paulo
Instalação e Organização da Província do Paraná
Conflitos Armados e Delimitação Territorial
Modernização Política
As configurações Municipais
O Mapa Político Atual
5. Ciclos Econômicos e Formação Social
Extração do Ouro
Tropeirismo
A Erva Mate
A Extração da Madeira
Suinocultua
Cafeicultura

6. Industrialização e Urbanização do Paraná
Cidade e Indústria no Capitalismo
Crescimento Urbano e Êxodo Rural
Os Projetos de Industrialização do Paraná
Reforma Urbana e Industrialização
A Formação da Região Metropolitana de Curitiba
Impactos Sociais e Ambientais nas Cidades
7. Cultura e Sociedade Paranaense
Os imigrantes e as Culturas de Origem
Educação na Comarca e na Província
A Formação Artística e Cultural
Modernidade e Cultura
Formação Étnico-Cultural Atual
Arte, Educação, Lazer e Cultura.

8. Meio Ambiente e Sociedade Paranaense
Desmatamento e Remanescentes Florestais
Impactos Ambientais Urbanos
Impactos Ambientais Rurais
Ameaças à Biodoversidade
Planejamento Terrirorial e Meio Ambiente
Gestão Ambiental e Participação Social


Referências Bibliográficas

BÁSICA

CIGOLINI, Adilar; MELLO, Laércio. Paraná: Quadro Natural, Transformações Territoriais e Economia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2001

STECA, Lucinéia Cunha. História do Paraná: do século XVI à década de 1950. Londrina : Editora UEL, 2002.

COMPLEMENTAR
CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Caderno Pedagógico: História. Curitiba : SME, 2006.

CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Caderno Pedagógico: Geografia. Curitiba : SME, 2006.

LAZIER, Hermógenes. Paraná: Terra de todas as gentes e de muitas história. Francisco Beltrão : Ed. Grafit, 2003.

WARCHOWICZ, Ruy Christowam. História do Paraná. 7ª ed. Curitiba : Editora Gráfica Vicentina Ltda, 1995.



Curitiba, 12 de fevereiro de 2009



Msc Paulo César Medeiros

Metodologia do Ensino da História e Geografia

PLANO DE CURSO

Curso: Pedagogia
Período: 1º. Período
Disciplina: Metodologia do Ensino da História e Geografia
Carga horária: 72
Professor: Paulo César Medeiros, Msc.
Ementa:
Epistemologia da História e Geografia. História e Geografia como conhecimento empírico, científico e escolar. A introdução do conhecimento histórico e geográfico no ensino formal. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da História e Geografia. Diretrizes Curriculares de História e Geografia. Princípios e práticas do ensino da História e Geografia. Materiais e Métodos do ensino da História e Geografia

Objetivos:

Identificar nas relações sócio-espaciais de seu próprio grupo de convívio e na sociedade e em outros tempos e espaços as bases para a ação didático-pedagógica;
Explicar as transformações no Espaço Geográfico e a produção da História a partir das histórias individuais e histórias coletivas neste e em outros tempos;
Explicar o processo de evolução do conhecimento histórico e geográfico, sua introdução e desenvolvimento como saber escolar;

Reconhecer os principais fundamentos e métodos do ensino da História e Geografia, utilizados no ensino fundamental e das séries iniciais;

Elaborar e analisar criticamente materiais e métodos de trabalho didático-pedagógicos para o ensino da História e Geografia.
Metodologia de Ensino:
A metodologia de ensino adotada propõe que a aluna participe ativamente na construção do conhecimento das bases teóricas e epistemológicas, dos procedimentos formais, dos programas governamentais, dos recursos pedagógicos, dos currículos propostos e das práticas atuais no ensino da História e Geografia.
Ações do Professor e dos alunos
Exposição dialogada
Discussões de textos
Exibição de filmes e documentários
Estudos dirigidos
Elaboração de relatórios
Elaboração de Projetos de Pesquisa
Elaboração de planos de ensino e de aula
Elaboração de materiais e métodos


Sistema de Avaliação:
- Provas Bimestrais (valor 6,0),
- Avaliação Processual (valor 4,0).
Medidas de avaliação são os procedimentos adotados pelo docente para verificar a aprendizagem demonstrada pelo estudante.
E o processo de avaliação que será empregado, nesta disciplina, abrangerá:
a participação e presença em sala de aula:
a analise das contribuições durante as aulas
· o desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em equipe.
A avaliação será procedida de forma continua e cumulativa.
Continua: objetivando adequar e reprogramar o conteúdo programático e o processo de ensino-aprendizado.
Cumulativa: para verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
O processo de avaliação contemplará a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e as participações e trabalhos escolares serão tão importante quanto as provas bimestrais.

Conteúdos:

Módulo I - O Processo Evolutivo do Ser Humano
A formação natural do Planeta Terra: o tempo geológico
Meio ambiente e transformações humanas;
A Natureza do Ser Humano: espaço e tempo;
Registros fósseis Hominídeos;
Artefatos, instrumentos e ferramentas;
Caçadores, coletores, agricultores e criadores;
Primeiros grupos: o ecúmeno humano; Primeiras migrações humanas


Módulo 2 - História e Geografia das Civilizações
Formação e distribuição espacial das primeiras civilizações
Mesopotâmios; Nilóticos; Hebreus; Caucasianos; Siberianos; Mongóis e Ameríndios;
Civilizações atuais:
Negro-africanas, Hindus,
Islâmicas, Chinesa,
Japonesa, Ortodoxa,
Ocidental e Latino-americana

Módulo 3 - História e Geografia como Saber Científico
A História, o historiador e as escolas históricas clássicas
A geografia, o geógrafo e as escolas geográficas clássicas
História e Geografia na Idade Média
A ciência histórica e geográfica e a formação dos Estados Nacionais
A ciência histórica e geográfica e a formação dos Sistemas Econômicos
A sistematização do conhecimento científico Histórico e Geográfico.

Módulo 4 - História e Geografia como saber escolar
O saber escolar como uma construção coletiva
O saber histórico e geográfico e os objetivos educacionais
A formação de professores de História e Geografia
A ação pedagógica dos professores da História e Geografia
As políticas públicas educacionais de história e geografia
A aprendizagem de conteúdos geográficos e históricos


Módulo 5 - Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da geografia e da História
Princípios e Pressupostos da Geografia e História
Conceitos e Temas contemporâneos da História e Geografia
As práticas pedagógicas contemporâneas no ensino da História e Geografia
As imagens e a representação do mundo;
Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia
Diretrizes Curriculares Nacionais
Descritores e Matrizes Avaliativas

Módulo 6 - Materiais e Recursos Didático no ensino de História e Geografia
As diferentes linguagens: musical, teatral, fotográfica, filmográfica, gráfica e outras.
A produção dos materiais e recursos como ato pedagógico
As tecnologias da informação e comunicação na educação
Os livros didáticos de História e Geografia e as concepções de ensino-aprendizagem
Análise crítica de materiais e recursos didático-pedagógicos.

Módulo 7 - Prática Educativa da Geografia e História
Planos de ensino.
Planos de aulas
Atividades de História e Geografia.
Projetos de pesquisa em História e Geografia
Aulas práticas de História e Geografia no meio socioambiental do aluno
Avaliação do ensino-aprendizagem em Geografia e História

Módulo 8 - Prática Educativa da Geografia e História
As linguagens da representação geográfica e histórica.
Projetos de pesquisa em História e Geografia
Planos de ensino, aulas e atividades de História e Geografia.
Aulas práticas de História e Geografia no meio socioambiental do aluno
Matrizes de referência curriculares e avaliação de ensino-aprendizagem

Referências Bibliográficas

BÁSICA

FONSECA, Thais de Lima e. História & ensino de história. 2 ed.- Belo Horizonte : autêntica, 2004
OLIVEIRA. Para onde vai o ensino de geografia. São Paulo : Contexto, 1998.
PENTEADO, Heloisa. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo : Cortez, 1994.

COMPLEMENTAR
BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais - História. Brasília – MEC/SEF, 1998.

BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais - Geografia. Brasília – MEC/SEF, 1998.
MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. São Paulo : Hucitec, 1997.
NIKITIUK, Sonia. Repensando o ensino de história. São Paulo : Cortez, 2001.

Curitiba, 12 de fevereiro de 2009.



Msc Paulo César Medeiros

Apresentação

Caros visitantes deste blog:

Este espaço virtual foi criado para comunicação e informação do professor Paulo Medeiros e seus alunos da FACULDADE MODELO. Nele estarão hospedados diversos documentos, orientações e procedimentos de trabalho das disciplinas ministradas nos cursos de Pedagogia, Adminstração e Ciências Contábeis.

Bom Estudo!